7 Poderosos gatilhos mentais


7 poderosos gatilhos mentais - 7 Poderosos gatilhos mentais

E nesse artigo você terá acesso a 7 poderosos gatilhos mentais para começar a utilizar, ainda hoje, em seu negócio; seja ele online ou não. Após o início da prática desse conhecimento, terá grandes resultados em vendas e relacionamento com o seu público.

1. Novidade

Os seres humanos amam algo novo! Em termos neurológicos, quando somos expostos a algo novo há um aumento na liberação de dopamina no cérebro. Esse neurotransmissor traz para o nosso corpo a sensação de recompensa, e pelo grande potencial de prazer que essa recompensa representa nós somos motivados a procurá-la. Quer um exemplo prático da utilização desse gatilho? Apple! Porque você acha que a Apple lança um novo iPhone e iPad a cada poucos meses?

As diferenças entre os modelos são extremamente pequenas. No entanto, centenas de milhares de pessoas “jogam fora” seus aparelhos antigos para poder pegar os novos.

Se você deseja que seus clientes comprem de você mais de uma vez, e também faça com que novos prospectos virem clientes, considere incluir uma novidade no seu produto ou serviço frequentemente.

Caso você trabalhe com lançamento de produtos, ao modificar pequenos detalhes, você também pode utilizar o gatilho da escassez. Quando você lança um produto, seja online ou off-line, poucas vezes no ano, além de criar a imagem de novidade você ativa a escassez, o que faz com que suas vendas decolem.

2. Simplicidade

No livro “Thinking Fast and Slow” o autor fala sobre a lei do menor esforço. Essa lei fala que se há várias maneiras de fazer uma determinada coisa, nós iremos optar pela maneira mais simples.

A economia de energia é algo profundamente valorizado pelo nosso cérebro, e se o seu produto ou serviço oferecer um atalho para o cliente alcançar o resultado que o mesmo deseja, certamente vai ser muito mais fácil de vendê-lo.

Para ativar esse gatilho você precisa mostrar um resultado para seu público e em seguida demostrar como seu produto ou serviço pode simplificar o processo para alcançá-lo.

Considere utilizar em sua comunicação frases e palavras como:Passo a passoSimplesO caminho mais curtoO caminho mais simples e eficienteUm sistema eficazRápido

3. Antecipação

A antecipação, sem dúvida, é um gatilho extremamente poderoso. Algumas pesquisas demonstram que o simples fato de projetarmos um futuro e apresentá-lo às pessoas, partes do cérebro ligadas à felicidade são ativadas.

Ao fazermos a publicidade de produtos, antes mesmo estarem disponíveis para a venda, criamos uma expectativa muito grande em nosso público, deixando-os altamente propensos a realizarem uma compra quando estiverem de fato disponíveis. Projetamos um cenário e já preparamos o terreno para uma oferta.

Para ativar esse gatilho planeje o lançamento do seu produto e comece a fazer a publicidade dele semanas ou meses antes do lançamento. Se possível peça para pessoas influentes também comentarem, dessa forma você estará formando uma comunidade de pessoas ansiosas para comprar seu produto.

4. Referência

Na hora de escolhermos algo para comprar, raramente escolhemos em termos absolutos. Nós não temos um medidor interno de valor que nos mostra o quanto as coisas valem a pena, ao invés disso nos concentramos na vantagem relativa que um determinado produto ou serviço trará em relação a outro do mesmo segmento, assim estipulamos o valor.

Todas as experiências de vida são julgadas com base em referências anteriores que temos.

Para ativar esse gatilho você pode apresentar 3 a 4 propostas de preços, juntamente com os benefícios de cada “plano”, isso fará com que a pessoa crie uma referência comparativa para com o seu produto, fazendo com que a venda ocorra de maneira muito mais natural.

5. Urgência

Esse gatilho ativa um comportamento impulsivo. O sentimento de urgência, tem por característica a agilidade da resposta. Quando se precisa fazer algo urgente, normalmente as pessoas não pensam muito, elas simplesmente fazem.

Para ativar esse gatilho considere utilizar as seguintes palavras: “Últimas vagas”, “Poucas unidades”, “Só hoje até às 23:59h”, “Imediato” e “Agora”. Todas as palavras que trazem uma resposta comportamental imediata podem ser utilizadas para ativar o gatilho da urgência.

Um ponto importante é você dosar bem a utilização desse gatilho, se o seu público perceber que você sempre pressiona para uma resposta imediata, é bem provável que em pouco tempo você perca sua credibilidade, pois passará a mensagem que as pessoas sempre têm que fazer as coisas quando você quer. Procure sempre equilibrar o uso com o próximo gatilho, o sentimento de importância.

6.Comunidade

Nós temos uma necessidade inerente de fazer parte de uma comunidade social e de se sentir conectado aos outros. Esse gatilho não só nos faz sentir seguros e confortáveis, como também nos inspira a tomar medidas para alcançar determinados resultados desejados.

Um exemplo prático disso é a Apple, frequentemente o motivo básico, muitas vezes inconsciente, de comprar um produto da empresa é a possibilidade de pertencer a uma comunidade “exclusiva”.

Para ativar esse gatilho o seu produto deve ajudar as pessoas a pertencer a um grupo. Promova ações que faças as pessoas interagirem entre elas, trocarem ideias e debaterem a respeito do seu produto ou serviço, isso aumenta exponencialmente suas possibilidades de vendas.

7. Prova Social

Robert Cialdini fala que se você conseguir fazer com que pessoas semelhantes ao seu público, falem sobre o seu produto ou serviço, torna-se infinitamente mais fácil vender, pois o seu público associar- se-á a pessoa em questão e o que passará dentro da mente dela é: “Puxa, é uma pessoa normal! Se ela consegue eu também consigo!”

Os seres humanos são criaturas sociais. Nós olhamos para o que outras pessoas estão fazendo para determinarmos nossas ações.

Para ativar esse gatilho use números de pesquisas, depoimentos de clientes, fotos de pessoas que usaram e aprovaram seu produto ou serviço, etc.

Para ativar o gatilho da prova social, não há necessidade somente de mostrar depoimentos, caso seu produto seja usado por marcas ou empresas conhecidas, o simples fato de você colocar a logomarca da empresa acionará a prova social.

Então galera, não se esqueça de comentar os resultados aplicando essas estrategias poderosas. Ao todo são 60 Gatilhos mentais

Nesse artigo aprensentei 7 poderosos gratilhos mentais dos mais de 60 gatilhos mentais existentes, agora é o momento de você colocar em prática tudo o que aprender e colher os resultados e após isso investir nos treinamentos mais avançados. Estes farão você dar um salto incrível de performance em todas as áreas da sua vida.

Ao colocar em prática o que viu aqui, certamente vai ter excelentes resultados. Lembre-se, de utilizar uma boa copy, acesse aqui para ver mais sobre copys de vendas, então coloque em prática tudo que você viu aqui e faça as variações para o seu mercado. Deixe nos comentários como foi o seu resultado aplicando esses 7 poderoso gatilhos mentais.

Caso você queira Aprender a Maneira Definitiva de Fazer Vendas Todos os Dias na Internet Escrevendo Textos que Realmente Vendem. ACESSE AQUI


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *