Como Abrir uma Empresa [Parte 2]


como abrir uma empresa p2 1024x695 - Como Abrir uma Empresa [Parte 2]

Está abrindo ou pensando em abrir sua empresa? Essa é a segunda parte de uma postagem onde explicamos como fazer isso. Aqui, um pouco sobre os documentos necessários para oficializar esse passo tão importante:

-Registro na Junta Comercial: É uma espécie de “Certidão de Nascimento” para pessoas jurídicas. Deve ser feito em sua respectiva Junta, e microempreendedores individuais pordem obter uma versão temporária pelo Portal do Empreendedor. Para fazer o Registro, você deve ter o Requerimento Padrão (uma via), Contranto 
Social (Requerimento de Empresário Individual, ou Ata de Assembleia Geral de Constituição e Estatuto, em quatro vias), cópia autenticada da identidade do titular ou dos administradores, Ficha de Cadastro Nacional modelo 1 e 2 
(uma via), pagamento de taxas por meio de guia de recolhimento (JC) e DARF (CNE).

-CNPJ: Você dá entrada nele após receber o NIRE (Número de Identificação do Registro da Empresa). O processo pode ser feito quase todo online, pelo site da Receita Federal. Para microempreendedores, o CNPJ sai automaticamente no Registro no Portal do Empreendedor.

-Inscrição Municipal e Alvará de funcionamento: solicitados na Prefeitura do município sede do seu negócio.

-Inscrição Estadual: para empresas dos setores de comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual, de comunicação e de energia. Essa inscrição é necessária para a inscrição no ICMS.

-Cadastro na Previdência Social: Ainda que não tenha funcionários, toda empresa deve fazer a inscrição em no máximo 30 dias, para pagamento de tributos.

-Questões fiscais: para emitir notas fiscais e autenticar livros fiscais, é preciso autorização da Prefeitura e do Estado. Com todos esses documentos, o processo de abrir uma empresa é considerado, por muitos, algo muito burocrático e demorado, o que ainda leva muitos microempresários e empresários individuais a operarem na ilegalidade; mas a dor de cabeça e os problemas que isso vai gerar com o tempo não valem a pena. Se esforce, busque o que precisa buscar, e então colha apenas coisas boas durante o andamento do seu negócio.

Continue lendo Como Abrir uma empresa parte 3


1 Comentário

  1. Pingback: Como Abrir uma Empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *