Como lidar com as críticas no inicio


aprenda a lidar com as criticas - Como lidar com as críticas no inicio

Afinal como lidar com as críticas no inicio do um negócio próprio? Bom… Além de ser um processo muito burocrático no Brasil e de muitas vezes se encontrar dificuldade para reunir um capital inicial, nem todo empreendedor encontra apoio na família e em amigos próximos, principalmente quando se trata de um negócio particularmente inovador.

A grande maioria das pessoas tem medo de correr os riscos implicados em empreender, e acaba por desencorajar quem realmente pretende tirar um projeto do papel.

Se você tem vinte e pouco anos, seus pais, embora possam ser jovens, viveram a juventude em situação econômica e política completamente diferentes. Lembre-se que, para a geração deles, era normal (e considerado o ideal) ser selecionado em uma empresa e utilizar o plano de carreira da mesma, procurando crescer e passar vários anos no mesmo local.

No entanto, hoje em dia as coisas são diferentes. Um funcionário mais antigo é bem mais “caro” para uma empresa, de modo que muitas delas optam por renovar seu quadro de funcionários em um espaço de tempo cada vez menor. A tal “estabilidade” em um emprego, que nossos pais e avós tanto pregam, já não existe mais, seja qual for sua posição hierárquica.

Por mais árduo que seja no início, empreender se tornou o melhor caminho para realmente ter uma vida estável e com conforto. Mas como convencer as pessoas próximas disso? Como obter o apoio emocional tão necessário para não se deixar esmorecer?

Nosso conselho é: desencane.

Você sempre pode argumentar que é uma meta de vida, que é seu direito querer ter uma vida diferente, que você deseja ser seu próprio patrão, que não há nada errado em ter ambição e querer mais do que passar toda a sua existência enriquecendo ainda mais quem já é rico.

Mas ninguém é obrigado a pensar igual a você, ainda mais se a pessoa viveu a outra situação e sempre deu muito certo para ela (mas o que é esse “dar certo”, afinal? Assunto para outro post.).

Se a pessoa não está envolvida de alguma forma no seu negócio, não há a menor necessidade de você convencê-la que ele é a melhor ideia. Mas você deve sim, A VOCÊ MESMO, deixar as coisas bem claras, e exigir respeito.

É a sua vida, seu tempo investido, seu esforço e seu dinheiro, e apenas você pode decidir a melhor forma de tocar sua vida profissional. Independente de quantos erros e quedas você tenha ao longo do caminho, você deve a si mesmo não esmorecer, e muito menos deixar que as críticas e a descrença alheia o façam desistir.

Não obstante, lembre-se que as pessoas que criticam e tentam te convencer a mudar de ideia geralmente são pessoas próximas, que se importam com você. Ou seja: essas mesmas pessoas torcerão por sua vitória e o cobrirão de aplausos, quando ela acontecer.

Desejamos a você ótimos negócios, e que cada dia seja melhor que o outro!

Aproveite para baixar meu ebook: 5 Formas de Ganhar Dinheiro na Internet


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *